Evento já começou e acontece até 22 de setembro
O festival exalta a culinária mineira e reúne pratos típicos como feijão tropeiro, ragu de costelinha com ora-pro-nobis e frango com quiabo, combinados a iguarias veganas, quitandas como bolos tradicionais e biscoitos artesanais, além de pratos inovadores desenvolvidos por cozinheiras e quitandeiras locais, capacitadas em oficinas de gastronomia. A iniciativa, conduzida pela nutricionista Ivânia Moutinho, teve como objetivo trazer melhorias nos preparos culinários, promover o pertencimento e apoiar o empreendedorismo local. Quitandeiras como Maria das Dores Dias, conhecida como Dorinha, destacam a alegria de participar: “Vou participar do festival com meu pudim de milho verde e espero que todos gostem!”, conta. O concurso avalia categorias como melhor prato tradicional, melhor prato vegano, melhor quitanda tradicional e melhor quitanda vegana.
Além da gastronomia, o evento contará com diversas atrações culturais e recreativas ao longo do final de semana. No sábado, dia 13 de setembro, as atividades incluem o animado Cortejo Brincante, um café comunitário na Arena das Cavalhadas, oficinas de cerâmica e bordado, shows musicais com atrações como a Banda Urucum, além de intervenções de DJs e programação voltada ao público infantil. Já no domingo, dia 14, o destaque será a Cavalhada Mirim, antecedida pela Missa Sertaneja e apresentações de grupos de folia e congados. A tarde contará com premiações das quitandeiras e atrações musicais com bandas como a Radiant Jazz Band.
As Cavalhadas, principal destaque do evento, acontecem no segundo final de semana, de 19 a 22 de setembro, no Parque das Cavalhadas, com apresentações que resgatam as memoráveis batalhas medievais entre mouros e cristãos descritas no livro Carlos Magno e os Doze Pares de França. A encenação equestre, repleta de personagens como o Rei Cristão (Carlos Magno), o Almirante Balão (rei mouro), a princesa Florípes e o icônico palhaço Ispink, que conecta o público com a leveza e o humor do espetáculo. Este ano promete ser especial para a comunidade de Amarantina, com a estreia de personagens em novas gerações, como a filha de Milher Santos, capitão de Cavalaria. “Há 27 anos participo das Cavalhadas e, este ano, minha filha de 10 anos será a princesa Florípes. Isso para mim é motivo de grande orgulho”, comenta Milher.
A Festa de São Gonçalo, que tradicionalmente acompanha as Cavalhadas, reforça o elo religioso do evento. Em sua 267ª edição, a celebração, que terá início no dia 12 de setembro com a novena, inclui missas campais, cortejos e a tradicional Barraquinha de São Gonçalo, onde as comunidades locais vendem quitutes caseiros em prol da paróquia. O diácono Luiz Otávio Teixeira, que também interpreta o imperador Carlos Magno na encenação, reforça a importância da festividade: “Essa é uma celebração de fé, com mais de dois séculos de história, que une nossa comunidade em um momento único de devoção, tradição e alegria”.
Além da riqueza cultural e religiosa, as Cavalhadas de Amarantina também buscaram, este ano, valorizar o artesanato local por meio de oficinas temáticas para artesãs da região. Os trabalhos renderam a criação de souvenires inspirados na tradição, como miniaturas do palhaço Ispink, desenvolvidas pela artesã Naná e orientadas pela instrutora Myrian Melo. “Foi emocionante ver como cada peça criada carrega um pouco da identidade das Cavalhadas e da Festa de São Gonçalo, gerando oportunidades de renda e valorização para as nossas mulheres artesãs”, celebra Myrian.
SERVIÇO
267ª edição das Cavalhadas de Amarantina e Festa de São Gonçalo – Festival Sabores de Amarantina
Local: Distrito de Amarantina, Ouro Preto (MG)
Datas:
Festival Sabores de Amarantina e Cavalhada Mirim: 13 e 14 de setembro
Cavalhadas e Festa de São Gonçalo: 19 a 22 de setembro
Atividades: Gastronomia, concurso de pratos, apresentações teatrais e musicais, oficinas de artesanato, cortejos e celebrações religiosas
Instagram: @cavalhadasdeamarantinaoficial
Realização: Ministério da Cultura, Associação dos Cavaleiros Mestre Nico de São Gonçalo do Amarante e Paróquia de São Gonçalo.
Produção: Ponce Eventos e Instituto Território Criativo.
Patrocínio: Cateno, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Apoio: Prefeitura de Ouro Preto (CONDES e FUNPATRI) e Nenety Eventos.