Augusta Barna – @DiegoRuahn.
Projeto promove imersão no estúdio Sonastério resultando em live sessions e minidocumentário
O projeto Sonastério ilumina chega ao seu 21º episódio, no dia 3 julho, com a cantora e compositora Augusta Barna, uma das vozes mais sensíveis da nova cena musical brasileira. A artista apresenta seis músicas em formato live-session, sendo três delas inéditas, gravadas em uma imersão criativa no estúdio Sonastério. Seguindo a tradição do projeto, a imersão também resulta em um minidocumentário nos bastidores, que apresenta um pouco da trajetória da artista. O conteúdo estará disponível nas principais plataformas digitais e no canal oficial do Sonastério no YouTube.
Fundado em 2017 nos arredores de Belo Horizonte, nas montanhas de Minas Gerais, o Sonastério foi concebido como um espaço para inspiração e criação artística, com excelência técnica e estrutura audiovisual de alto padrão.
Com uma voz doce, mas cheia de presença, Augusta transita entre o pop alternativo, a MPB e elementos eletrônicos com elegância e originalidade. Suas músicas carregam uma poética intimista, que transforma emoções cotidianas em paisagens sonoras densas e delicadas. A artista vem conquistando espaço por sua autenticidade, explorando temas como afeto, solitude, amadurecimento e liberdade, sempre com profundidade e beleza estética.
No Sonastério ilumina, Augusta revisita músicas que a conectaram com seu público e abre espaço para novas narrativas. Ela apresenta as faixas autorais “Apesar de agora” e “Fera particular”, do seu mais recente disco “Na Miúda”; o single “Conversa de Primeiro Encontro”, além das inéditas “Eu tenho medo deles terem Razão”, “Pé de Guerra” e “Lero Lero”, revelando versos íntimos, arranjos sofisticados e uma entrega emocional que pulsa em cada registro.
A artista comenta sobre a participação: “Ser recebida por espaços como esse tem tornado a minha trajetória desafiadora, no bom sentido, e instigante. O dia da gravação foi (apesar da ansiedade) um dia divertido, me senti em casa. Gravações costumam ser densas pra mim, mas lá me senti em casa como me sinto fazendo show, que é modéstia parte a minha parte favorita em ser uma cantora! Foi uma experiência similar a uma gravação ao vivo e vou guardar na memória com carinho”.
Augusta Barna é acompanhada por uma banda de músicos prestigiados: Eduardo Amendoeira Cesário (teclado); Felipe Augusto (baixo); Chico Amaral Bueno (guitarra), Lucas Godoy (bateria), Juventino Dias (trompete), João Paulo (trombone) e Silas Prado (sax). A gravação conta com captação audiovisual de alta qualidade, com direção artística, iluminação, roteiro e cenografia únicos para cada artista.
Sonastério ilumina é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cemig, apoio da UBC e R2Luz, e já recebeu nomes como Zeca Baleiro, Djonga, Maneva, Pato Fu, Lamparina e Aline Calixto. A proposta é celebrar a diversidade musical brasileira e oferecer ao público novas formas de conexão com a música ao vivo.
Sobre o Sonastério ilumina
Com estúdio próprio nos arredores de Belo Horizonte, a produtora Sonastério surgiu em 2017 com uma estrutura acima dos padrões de qualidade do mercado audiovisual brasileiro. O local oferece ao artista uma experiência única: um lugar para o escape da vida cotidiana no qual ele possa verdadeiramente se dedicar à sua obra, com todos os elementos técnicos necessários para que o resultado final seja de excelência.
Os mini-documentários são acoplados às músicas, com um estilo mais lúdico, artístico e ficam disponíveis no youtube da produtora (youtube.com/@sonasterio). As faixas também ficam disponíveis em streaming.
Dentre os convidados, a curadoria busca três perfis: artistas já consagrados, com uma carreira sólida; cantores ou bandas que estão numa crescente, sendo reconhecidos pelo mercado; e artistas que estão começando a despontar, as apostas da produtora. O alto padrão de qualidade, praticado em todos os projetos da produtora, também aparece na série ilumina, que vem para ser perene.
Cemig: a energia da cultura
A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura do estado em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro. Os projetos patrocinados pela companhia, por meio de Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.
SERVIÇO
Sonastério ilumina – Augusta Barna
Disponível no canal do Sonastério no YouTube e nas principais plataformas de streaming
Mais informações: www.sonasterio.com.br | instagram.com/sonasterio