ÁGUA: COMO REDUZIR O CONSUMO DE FORMA CONSCIENTE E AINDA ECONOMIZAR?

Preservar o recurso ajuda o meio ambiente e o seu bolso no fim do mês

Com tantas notícias sobre a crise hídrica no Brasil e o aumento da conta de luz apontados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o meio-ambiente e o nosso bolso estão sofrendo, não é mesmo? Por isso, na 14ª coluna de “Economia” do “REC1”, eu @felipe_jesusjornalista (Jornalista e Economista), separei algumas dicas para reduzir o consumo de água de forma consciente, ou seja, sem desperdícios. Confiram:

1 – Reaproveite a água depois de lavar a roupa: Sem querer acabamos desperdiçando muita agua a lavar roupas. Por isso, reutilize a água proveniente da lavagem para lavar o quintal ou carro. Esta dica vale para a água da chuva.

2 – Feche a torneira enquanto escova os dentes: Mesmo que pareça bobeira, isso é sério e sabe porque? Muitas pessoas possuem o hábito de deixar a torneira aberta enquanto escovam os dentes. Por isso, fechar durante a escovação ajuda a economizar até 1,9 milhões de litros de água ao longo da vida. Pense nisso.

Divulgação

3 – Evite deixar torneiras com vazamentos: Mesmo que o pinga-pinga de água não te incomode é hora de prestar mais atenção nisso. Esta pequena goteira pode desperdiçar até 2 mil litros de água ao mês e isso é muita coisa. Assim, fique atento.

4 – Diminua o tempo no banho: Lembre-se que cada minuto a menos no chuveiro economiza cerca de 23 litros de água. Ou seja, menos uso e às vezes, menos desperdício de água e energia. Lembre-se que o chuveiro puxa energia.

Para reflexão: deixo uma frase do escritor Iuri Cainã: “Chegará um dia em que uma árvore qualquer ou 1 litro d’água valerá mais do que qualquer quantia de ouro acumulada!”. Siga: @felipe_jesusjornalista e fique por dentro de outras dicas para economizar de verdade. Se quiser sugerir temas, ou se precisar de consultoria (para esse ou outro tema de educação financeira), fique a vontade através do direct Instagram ou pelo economiadomestica@gmail.com. Até a próxima coluna.

error: