CAMPANHA ABORDA SEGURANÇA NO TRÂNSITO PARA IDOSOS

A promoção da segurança no trânsito para pessoas na terceira idade é a proposta da campanha educativa “Sinal verde para o idoso”, idealizada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Peças publicitárias, blitz educativas e palestras virtuais reforçam que a proteção nas vias é uma responsabilidade compartilhada entre o próprio idoso, a família e os demais envolvidos no trânsito.

As atividades começaram em junho e continuam neste mês. Durante as ações, educadores do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) abordam as diversas situações enfrentadas pelos idosos no dia a dia, seja como pedestres, condutores ou passageiros.

A coordenadora de Educação de Trânsito do Detran-MG, Josie Germino, destaca que a campanha demonstra a importância da reflexão sobre a percepção do risco e da proteção da vida. “Pretendemos desenvolver na pessoa idosa e naqueles que estão à sua volta reflexões e posturas cidadãs sobre mobilidade e segurança no trânsito. É importante compreender os limites postos pela idade, observar a saúde, não ter vergonha de pedir ajuda e saber o momento certo de parar de dirigir”, diz.

Visando ampliar o alcance das propostas do projeto, novas parcerias foram estabelecidas com empresas de transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), conselhos e associações de proteção ao idoso, além de educadores de trânsito da sociedade local.

A campanha está concorrendo ao Prêmio Denatran 2021, promovido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que tem como objetivo incentivar a sociedade brasileira a promover produção técnica, científica e artística, premiando os melhores trabalhos sobre segurança viária.

error: