CIDADES DA REGIONAL DE SETE LAGOAS VÃO RECEBER O PROGRAMA SAÚDE ITINERANTE DO SISTEMA FAEMG EM SETEMBRO

O Sistema FAEMG/SENAR/INAES iniciou em 12 de julho, o Programa Saúde Itinerante, que reúne os Programas Saúde da Mulher Rural e Saúde do Homem Rural em um só lugar. Serão cinco mil exames preventivos de câncer de mama, de colo de útero e de próstata, feitos por profissionais especializados em uma estrutura de ponta montada em um caminhão, que vsitará diversos municípios a partir deste mês.

Cinco regionais serão as primeiras a receber o caminhão do Saúde Itinerante: Viçosa, Governador Valadares, Araçuaí, Montes Claros e Sete Lagoas. Os interessados em participar devem procurar o mobilizador do Sindicato Rural de seu município para saber como se cadastrar.

O caminhão com equipamentos médicos e levando profissionais especializados estará nos municípios fazendo exames preventivos de câncer de colo de útero (Papanicolau) e mamografia, para as mulheres, e exame de PSA (detecção de câncer de próstata) e consulta com urologista, para os homens.

Foto: Sistema FAEMG/SENAR/INAES

As duas iniciativas eram executadas dentro do Programa Família na Praça, que está suspenso devido à proibição de aglomerações.O objetivo do Saúde Itinerante é criar oportunidades de educação e informação para promoção da saúde preventiva e integral do homem e da mulher rural.

“Decidimos retornar com esses programas tomando todos os cuidados com a pandemia porque percebemos que, com a covid, as pessoas deixaram esses aspectos em segundo plano. E é um fato que os exames preventivos realmente dão resultado no controle dessas doenças”, explica a analista de PS, Michelle Camila Ferreira,

Os públicos alvos dos programas são produtoras e trabalhadoras rurais com idades entre 18 e 70 anos, e produtores e trabalhadores rurais entre 40 e 80 anos.

“Serão ofertados 80 exames Papanicolau e 80 mamografias por dia para as mulheres e 80 exames de PSA (coleta de sangue) e 80 consultas com o urologista por dia, para os homens. Durante todos os procedimentos, é exigido que equipes e pacientes estejam de máscara e praticando o distanciamento social”, informou a gerente de Formação Profissional e Promoção Social, Liziana Rodrigues

 

Como funciona?

Mulheres e homens serão atendidos em dias separados, para maior conforto de todos. No dia da ação, as consultas serão agendadas em um intervalo suficiente para não haver aglomeração no local. O interessado deverá levar um documento de identificação e preencher uma ficha de cadastro.

“Com informações simples, porém fundamentais para fazermos o atendimento completo dessas pessoas e enviarmos os resultados dos exames depois”, ressalta Michelle.

Enquanto aguardam as consultas, as pessoas aptas para os exames poderão assistir a vídeos informativos sobre saúde preventiva. Após os exames e as consultas, serão emitidos laudos que serão encaminhados para a secretaria de saúde dos municípios, que farão os encaminhamentos necessários conforme os resultados. Ao fim do atendimento, a pessoa recebe um kit informativo e está liberada.

As prefeituras e mobilizadores deverão ter a relação de interessados em participar do programa. Os profissionais das prefeituras das localidades onde o programa será feito serão orientados e treinados para atuar junto à equipe do Sistema FAEMG nos cadastros e atendimentos.

error: