O QUE É MACUMBA, EXU E POMBA GIRA?

Olá, você que acompanha o Vim te Mostrar aqui no REC1. Hoje eu vou falar sobre um vídeo que apresenta um tema polêmico, porém, fomenta uma discussão necessária, ainda mais nestes tempos sombrios. Com gancho no Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa no Brasil, celebrado em 21 de janeiro, produzi uma matéria intitulada “O que é Macumba, Exu e Pomba Gira”. Isso foi antes de firmar esta frutífera parceria com este ilustre veículo de comunicação.

Mas, antes de continuar, eu deixo claro que não sou praticante de nenhuma religião, mas tenho interesse em buscar conhecimentos e entender as crenças e culturas. Cheguei a mencionar uma frase no vídeo que resume tudo o que eu gostaria que a sociedade entendesse: “o conhecimento é inimigo da intolerância”.

Portanto, a ignorância é a melhor amiga daquelas pessoas que se julgam melhores, mais evoluídas ou que as suas crenças são as verdades absolutas do universo. Infelizmente, as situações de preconceito e intolerância vitimizam com mais frequência aqueles que praticam as religiões de matriz africana. Inclusive, percebi que este vídeo teve menos repercussão que os demais e que cheguei a perder seguidores nas redes sociais.

Durante o vídeo, eu mostro exemplos de falas infelizes, depreciativas e que posicionam as religiões de matriz africana como se fossem algo direcionado ao mal. E quem faz isso, geralmente não busca entender as origens daquelas crenças, as culturas dos povos que praticam as religiões e tentam, a qualquer custo, difundir a ideia de que o caminho para a luz e o bem são as suas práticas religiosas. Quanto ignorância!

Um trecho que destaquei e que chamou muito a minha atenção foi o que um “crente” deprecia santos católicos e entidades da umbanda e do candomblé, os colocando como “coisa que não presta”, inclusive, mencionando figuras populares no Brasil, como o Padre Cícero, Santo Antônio e outros nomes que fazem parte da cultura do nosso país. As cenas de desrespeito são impressionantes.

O intuito desta produção é desmistificar e combater crenças criadas a partir da ignorância. Aliás, você sabe o que é macumba? Então, eu te convido para assistir ao vídeo.

Um grande abraço, muito obrigado pela sua audiência e até a próxima!

error: