PRÁTICA DE ESPORTES ENTRE AS MULHERES É 40% MENOR QUE OS HOMENS, DIZ RELATÓRIO PNUD

Apesar de ultrapassada, a história de que futebol foi feito apenas para os homens ainda se permeia no esporte

Em pleno século XXI, ainda é comum as mulheres encontrarem dificuldades de se desenvolver na modalidade esportiva. Segundo o relatório Movimento é Vida, do PNUD (Programa das Nações Unidas), a porcentagem de mulheres envolvidas com a prática esportiva é 40% a menos que os homens.

Para driblar essa desigualdade de gênero no esporte, há quase 2 anos, dezenas de mulheres se reúnem para partidas de futebol semanais na Arena Beer, localizada no Veneza em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte.

Arquivo pessoal

O time feminino adulto conta hoje com dezenas de mulheres jogando futebol na Arena Beer. Algumas acompanham até mesmo os maridos, que também fazem parte do time masculino.

Além disso, a Arena Beer promove também aulas na escolinha de futebol para crianças e adolescentes com idade entre 4 e 17 anos. As aulas não são apenas para os meninos, a escola possui turmas de garotas que desejam embarcar no mundo futebolístico também.

O PRECONCEITO CONTRA A MULHER NO FUTEBOL AINDA É GRITANTE, DENTRO E FORA DOS CAMPOS

A empresária Paloma Dias (28) é uma das responsáveis pelo time feminino de futebol na Arena. Ela conta que já houveram algumas situações preconceituosas, como no dia em que uma das jogadoras se machucou e necessitou ir até o hospital. Em tom preconceituoso, o médico disse a elas que o acidente se motivou pelo fato dela jogar bola e que futebol não é para mulher.

O intuito é trazer diversão, lazer e oferecer para elas uma outra modalidade de atividade física e esporte. Com essa diversidade de clientes que praticam o futebol na quadra, é promovido, indiretamente, a igualdade nessa modalidade que ainda carrega alguns preconceitos quanto ao sexo feminino, mostrando que sim, elas também podem praticar esse tipo de esporte, pois, afinal, lugar de mulher é nas quadras, campos de futebol, na cozinha e onde mais ela desejar.

Arquivo pessoal
error: