PREFEITURA DE PL É ILUMINADA COM CORES DO ARCO-ÍRIS EM HOMENAGEM A CAUSA LGBTQIA+

A iluminação do prédio da prefeitura de Pedro Leopoldo está com as cores do Movimento LGBTQIA+. A iniciativa do governo municipal tem como objetivo celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado nesta segunda-feira, 28. A data reforça a importância do respeito e da promoção de equidade social e profissional de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais e assexuais.

Cynthia Salomão Bastos/ Redes sociais

Origem do Dia do Orgulho Gay

O Dia do Orgulho LGBT foi criado e é celebrado em 28 de junho em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn.

Em 1969, esta data marcou a revolta da comunidade LBGT contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades. A partir deste acontecimento foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas. A 1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte (1970), para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito. A Revolta de Stonewall Inn é tida como o “marco zero” do movimento de igualdade civil dos homossexuais no século XX.

error: