CERVEJARIAS ARTESANAIS EMPREGAM MAIS DE OITO MIL PESSOAS EM MINAS GERAIS

O setor de cervejas artesanais tem ganhado destaque em Minas Gerais e no Brasil nos últimos anos. A valorização das experiências gastronômicas tem feito com que esse produto aumente sua penetração de mercado e o número de cervejarias tem crescido a cada dia.

Hoje são mais de 178 cervejarias em Minas Gerais, segundo o Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SindBebidas). E não é somente a Região Metropolitana de Belo Horizonte, já famosa por sua concentração de marcas. Há destaque também para empresas nas regiões da Zona da Mata, Triângulo Mineiro, Sul de Minas e Vale do Aço, que estão entrando nesse mercado.

Divulgação

De acordo com o Anuário da Cerveja 2020, o estado de São Paulo registrou 2.347 novos produtos em 2020, Santa Catarina, 1.413, e Minas Gerais, 1.233. O número total no Brasil chegou a 33.963, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Referência no segmento de bebidas, a indústria mineira desse setor emprega mais de oito mil pessoas, distribuídas em 442 empresas. A venda de bebidas representa 4% do PIB nacional. O segmento é o terceiro em arrecadação de ICMS em todo o país, atrás apenas dos setores petrolífero e automotivo.

Por: FIEMG / G1

error: