ASSOCIAÇÃO DE MULHERES DO VETOR NORTE DE BH PROMOVE CURSOS DE CAPACITAÇÃO E FEIRA DE NEGÓCIOS  

Um dos polos econômicos mais importantes da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Vetor Norte é palco de importantes investimentos e agora recebe aporte para fomentar e promover o empreendedorismo feminino na região com a associação “Mulheres do Vetor Norte”, que tem o intuito de impactar o empreendimento de mais de mil mulheres desse entorno. A programação promove cursos de capacitação e workshops gratuitos a partir de junho, que resultarão em uma feira de negócios em novembro.

Idealizado pela Associação de Mulheres do Vetor Norte, e com patrocínio do Instituto CCR, o projeto acontece na região de atuação da BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, e traz capacitações diversas. O projeto visa realizar cursos online e presenciais na área de biossegurança, finanças, marketing digital e fotografia até o final de 2021.

“Empreender não é somente ter um CNPJ, então vimos a necessidade e as dificuldades dessas mulheres no dia a dia em meio a pandemia. Com isso, nosso desejo é construir e despertar caminhos a partir de quem somos. Mulheres que podem ajudar outras mulheres e assim mudarmos a economia local”, afirma a presidente da Associação de Mulheres do Vetor Norte, Ângela Paulo.

Divulgação

“O empreendedorismo feminino no Vetor Norte é uma prova de que é possível inovar equilibrando diversidade e eficiência, a partir do estilo de liderança que só as mulheres da região podem propor, com real sensibilidade. O projeto é uma síntese do ESG, pois proverá impacto social, crescimento econômico e cuidado com o meio ambiente”, explica Cristine Naum, gerente executiva de sustentabilidade da CCR e do Instituto CCR.

As inscrições para os cursos iniciam no dia 3 de junho e o cronograma completo pode ser conferido no site. O primeiro curso de biossegurança será exigido na feira que culmina no final do ano – realização condicionada a situação da pandemia. Para participar é necessário ser associada na plataforma das Mulheres do Vetor Norte, por meio do site (mulheresdovetornorte.com.br). As aulas serão ministradas por profissionais do Sebrae e profissionais contratadas da região do vetor norte (mulheres associadas) e têm vagas limitadas, pois além do curso escolhido, as alunas terão um acompanhamento individualizado do seu negócio.

“Apoiar o empreendedorismo feminino, através ações voltadas para o desenvolvimento do comportamento empreendedor com o objetivo de torná-lo mais competitivo faz parte da estratégia de atuação do Sebrae Delas. Fomentar e profissionalizar práticas empresariais para valorizar as competências, comportamentos e habilidades das mulheres está completamente conectado e convergente ao trabalho que as Mulheres do Vetor Norte vem desenvolvendo neste território”, pontua Pollyanna Gontijo, analista de projetos do Sebrae Minas.

Após todo o processo de capacitação, será realizada uma feira de negócios que reunirá, em novembro, pequenas empreendedoras de Confins, Lagoa Santa, Matozinhos, Pedro Leopoldo, São José da Lapa e Vespasiano. São negócios de diversos setores, como artesanato, gastronomia, vestuário, calçados e profissionais liberais.

“O propósito do aeroporto é conectar pessoas e negócios e acreditamos que o apoio a essa iniciativa tão relevante vai nesse sentido. É uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento da economia da região, sobretudo neste momento de pandemia do coronavírus. O nosso intuito é sempre contribuir com ações desse tipo e estamos confiantes no sucesso do projeto”, ressalta Nicolau Maranini, gestor de Comunicação e Imprensa da BH Airport.

Atualmente, o Vetor Norte compreende 14 municípios capazes de abrigar empreendimentos variados, tudo interligado por uma via ampla de quase 36 km de extensão. A região, que é uma das mais promissoras do país e entre as capitais, conta ainda com uma população estimada em 1,4 milhão de habitantes, segundo a última pesquisa realizada pelo IBGE, ou seja, consumidores potenciais de um amplo mix de produtos. Desse total, são mais de 500 mil mulheres na região.

 

Serviço

Capacitação e Feira de Negócios para Mulheres do Vetor Norte de BH

Início das inscrições: 3/6

Cronograma completo: Confira no site www.mulheresdovetornorte.com.br/institutoccr

 

Link para inscrições:

  • Biossegurança:

https://mulheresdovetornorte.com.br/institutoccr/curso-de-biosseguranca/

  • Curso de Marketing Digital:

https://mulheresdovetornorte.com.br/institutoccr/curso-marketing-digital/

  • Workshop de Marketing Digital:

https://mulheresdovetornorte.com.br/institutoccr/workshop-em-marketing-digital/

  • Curso de Finanças:

https://mulheresdovetornorte.com.br/institutoccr/curso-de-financas/

  • Fotografia:

https://mulheresdovetornorte.com.br/institutoccr/curso-de-fotografia/

 

Horários:

Biossegurança (on-line): 22 a 24/6 – 8h30 e 20h30

Jornada De Finanças (on-line): dias 30/6 e 7/7 |Formações e mentorias, entre 5 e 14/7 – 9h às 12h30 e das 14h às 17h30.

Jornada Do Marketing Digital (on-line):  27 a 29/7 – 19 às 21h

Workshop De Marketing Digital (on-line): 01 e 02/9 – 19h às 21h

Fotografia: 9/9 – 19h às 21h (local a definir)

 

Sobre a Associação das Mulheres do Vetor Norte

Primeira associação totalmente integrada e sem fins lucrativos, a associação tem o objetivo de apoiar e fomentar o empreendedorismo feminino na região. Inicialmente formada por sete mulheres de várias cidades do Vetor Norte, a entidade visa ainda contribuir para a qualidade de ensino de caráter empreendedor nas escolas públicas e privadas, além de atuar junto às autoridades públicas e privadas para a promoção de campanhas de empreendedorismo, educação financeira, econômica, cultural e social nas comunidades da região com o intuito de preservar e recuperar o crescimento sustentável dos municípios que compõem o Vetor Norte, da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Outro propósito destas mulheres empreendedoras é promover o networking, a ampliação e a captação de investimentos para a obtenção de recursos, o que vai valorizar o desenvolvimento e crescimento da região. Atualmente a entidade conta com mais de 300 associadas.

 

Sobre o Instituto CCR

O Instituto CCR é a entidade privada sem fins lucrativos que gerencia o investimento social do Grupo CCR, proporcionando transformação na vida de várias famílias com apoio a projetos via leis de incentivo, campanhas institucionais e por meio dos programas próprios: o Caminhos para a Cidadania – atendendo mais de 1,3 mil escolas, e o Estrada para a Saúde – presente em seis regiões. O foco do Instituto CCR é na inclusão social por meio de iniciativas de geração de renda, saúde, educação, cultura e esporte. Desde a sua criação em 2014, já foram gerenciados R$ 163 milhões, e, somente em 2020, cerca de 2,5 milhões de pessoas foram impactadas em comunidades de 115 cidades, situadas em trechos de atuação das concessionárias da companhia.

 

Sobre a BH Airport

A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça é considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil, que tem 49% de participação.

 

Sobre o Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequenas empresas – aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões. Atua com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios. O Sebrae está presente em todo o território nacional. Além da sede nacional, em Brasília, a instituição conta com pontos de atendimento nas 27 Unidades da Federação, onde são oferecidos cursos, seminários, consultorias e assistência técnica para pequenos negócios de todos os setores.

error: