SANATÓRIO MODELO: A HISTÓRIA DO LOCAL CRIADO POR HUGO WERNECK PARA TRATAR TUBERCULOSOS

Caro internauta, hoje eu apresento um vídeo que conta uma parte importante da história de Belo Horizonte. O tema desta semana é o antigo Sanatório Modelo, também conhecido como Sanatório Hugo Werneck, situado na Região Norte da capital mineira e construído na década de 1920 para ser um local para a recuperação de pessoas com tuberculose.

Eu pesquisei muito, fui até o local duas vezes antes de gravar e segui todos os trâmites burocráticos para que este vídeo fosse produzido dentro da legalidade. Entrei em contato com a Casa de Francisco, que agora ocupa o lugar, solicitei formalmente a autorização para registrar imagens lá dentro, mas, infelizmente, a minha entrada não foi permitida. De acordo com o responsável pela comunicação da instituição, a atual administração estava com receio de eu mostrar como está a situação do imóvel, que ficou abandonado por muitos anos, e reforçar o estereótipo de prédio mal-assombrado. Argumentei, disse que eu queria apenas contar uma boa história, sem depreciar ou criar sensacionalismo. Mas foi em vão.

Se você fizer uma busca pelo termo “Sanatório em Belo Horizonte” no YouTube, vai encontrar vários produtores de conteúdo que invadiram o local e gravaram vídeos com pouco ou nenhum embasamento histórico. Eu queria fazer diferente e, como já tinha produzido o roteiro, fiz algo que nunca tinha feito e que não gosto: ofereci o meu texto para “apreciação” antes de iniciar as gravações. O objetivo era mostrar que o intuito da reportagem é contar uma história interessante, valorizar a iniciativa do médico Hugo Werneck e fazer um registro de como está o prédio, no contexto histórico, sem juízo de valor e muito menos invenção de fatos sensacionalistas.

Sem a permissão para entrar no antigo Sanatório, mas com uma história muito interessante na minha mão e que precisava ser contada, decidi ir até a portaria e gravar este vídeo de lá mesmo, sem infringir nenhuma lei, invadir ou depredar. Confesso que fiquei muito chateado, mas canalizei toda a minha energia para que o vídeo ficasse atrativo e informativo. Gravei onde pude e recorri a imagens antigas para tentar ilustrar da melhor maneira possível a importância daquele local para a sociedade. E eu espero você goste!

Um grande abraço e até a próxima!

 

error: