POR QUE ALGUÉM PODE SER MUITO EFICIENTE EM UMA EMPRESA E EM OUTRA SER UMA NEGAÇÃO?

A resposta disso, de acordo com o nosso Especialista em Consultoria Empresarial, Bruno Magela, pode estar relacionada a cultura e o clima organizacional.

Toda empresa possui um código de posturas ou um código de valor, por mais que elas não saibam disso, ou que não seja algo escrito, ainda assim existe.

Os valores e comportamentos são construídos pelas pessoas.

Somos seres “copiões”, nós copiamos comportamentos.

Todas as vezes que demonstramos sentimentos bons para algum comportamento de alguém, essa pessoa e outras que observam tenderão a copiar aquele comportamento que foi recompensado.

Da mesma forma em que as pessoas deixarão de executar algum comportamento, quando o líder repreender ou desaprovar alguém por causa disso.

Um exemplo legal de cultura positiva a ser aplicada na grande parte das organizações é a de comemoração. Toda vez que se comemora, damos um reforço positivo para as pessoas, trazendo assim aquele sentimento gostosinho, de quero mais um pouquinho dessa recompensa.

Um exemplo negativo de cultura dentro de uma empresa é a de retaliação, onde o líder sai à caça dos erros e deslizes das pessoas para repreender, muitas vezes pode chegar a fazer isso na frente dos outros , com certeza, o clima desse lugar é mais pesado, fazendo com que as pessoas do local fiquem apreensivas.

Outro tema sensacional é a cultura do feedback, uma das atividades gerenciais mais eficazes para ser utilizada, mas esse é um tema para um próximo vídeo do nosso Especialista Bruno Magela.

 

 

error: