SACOLÃO: CONFIRA QUATRO DICAS ESSENCIAIS PARA VOCÊ ECONOMIZAR GASTANDO POUCO E SEM DESPERDÍCIOS

Se não bastasse o aumento dos produtos nas gôndolas de Supermercado nos últimos meses, mais um setor alimentício teve reajuste, o Sacolão. De acordo com a última pesquisa do Mercado Mineiro, a variação de preço ultrapassou 300% e por isso, saber comprar é o melhor caminho. Desta forma, em tempos de oscilação econômica, controlar o orçamento para não entrar no vermelho é a dica mais certa, mas, você sabe como economizar no Sacolão? Ou acha que isso é bobeira? Se você se preocupa com o seu bolso, a quarta coluna de “Economia Doméstica” do “REC1” chega para te ajudar. Ou seja, trazendo dicas simples que podem fazer você economizar com responsabilidade, evitando também o desperdício. Confira!

Divulgação

 

1 – Compre apenas o que for consumir:

A primeira coisa que você tem que fazer antes de sair de casa, é se organizar. Assim, dê uma olhada na geladeira para conferir o que está faltando e elabore uma lista com tudo o que você vai precisar. Calcule para duas semanas ou para 15 dias. Eu geralmente faço uma lista para 15 dias, mas evito comprar frutas, verduras e até mesmo legumes que perdem rapidamente. Todavia, se você tem o costume de comprar coisas para uso mais diário, por causa de filhos e porque você ou seu companheiro (a) levam marmita para o trabalho, ir ao sacolão de duas em duas semanas é o melhor caminho.

2 – Saiba definir quanto vai gastar:

Sem uma lista definida fica complicado economizar não é mesmo? Por isso, com a lista de compras em mãos, faça alguns cálculos para saber qual é o valor aproximado que você vai gastar no total. Com uma ideia de valor na cabeça, saia de casa levando apenas a quantia necessária, porque, assim como os Supermercados, o Sacolões já perceberam que oferecer outros produtos perto do caixa é tiro certeiro! Assim, se possível, leve dinheiro vivo, pois você não gastará além do necessário. Pode parecer bobeira, mas ao contrário do cartão de crédito, o dinheiro vivo contribui para evitar despesas desnecessárias.

3 – Frutas da estação:

As estações nos ajudam até nisso, acredita? Quando for comprar frutas, priorize as da estação que, além de mais frescas e novas, costumam ser sempre mais baratas. No verão, a dica é comprar abacaxi, melancia e uva. Já no Outono, abacate, goiaba e mamão. No Inverno, morango, kiwi e carambola e na Primavera, acerola, amora, maracujá e pêssego. Desta forma você economiza tranquilamente e ainda evita o desperdício.

4 – Promoção sempre:

Quem não gosta de promoções? Eu gosto e acredito que você também! Por isso, procure ir no Sacolão que, além de oferecer qualidade nos produtos, tem também o costume de fazer promoções. Mas não se prenda em apenas um estabelecimento como se ele fosse único, pois existem vários Sacolões. Em relação às promoções, os ovos, por exemplo, tiveram uma alteração de preço (geral) no pente de 30 unidades, variando de R$16,99 até R$19,99 dependendo da região. Se você achar por menos e com qualidade, não perca tempo e compre! Da mesma forma eu indico para outros produtos do Sacolão, já que promoção é sinônimo de economia. Por isso, fique de olho nos panfletos e organize-se para isso, pois as promoções surgem do nada e poder gastar menos é o melhor caminho para manter as contas de casa em dia. Economizar no sacolão pode resultar em uma boa poupança no fim do mês, já pensou nisso? Se não, está na hora de pensar.

Para reflexão: deixo para todos vocês uma frase marcante do historiador e religioso Thomas Fuller. “Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água”. Agradeço a atenção de todos vocês e até a próxima coluna.

error: