MINAS ENVIA MAIS MEDICAMENTOS DO KIT INTUBAÇÃO PARA HOSPITAIS DE VESPASIANO E SETE LAGOAS

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) disponibiliza para 91 unidades hospitalares, em 69 cidades, 91.340 unidades de fentanil, midazolan e atracúrio. Os insumos são direcionados às instituições que se encontram com níveis considerados críticos de disponibilidade dos medicamentos.

Os itens são essenciais para a sedação dos pacientes em tratamento da covid-19, sendo que o fentanil e o midazolan foram adquiridos pelo Governo de Minas e, o atracúrio, pela União. O fentanil é suficiente para uma cobertura de dez dias, o atracúrio para três e o midazolan, dois dias.

As unidades Irmandade Nossa Senhora das Graças, em Sete Lagoas, Hospital de Deus e UPA Pref. Luiz Issa, ambas em Vespasiano, receberam o medicamento midazolan.

UPA Pref. Luiz Issa, em Vespasiano – Foto: Google Maps

Em ação preventiva,  para lidar com um possível aumento de consumo de sedativos, o diretor de Medicamentos Básicos da SES-MG, Jans Bastos Izidoro, explica que o Governo de Minas está adquirindo uma grande quantidade de sedativos para que não ocorra desabastecimento e haja estoque de retaguarda.

“O Estado já comprou quase 800 mil ampolas de fentamil, sedativos que já estão sendo disponibilizados periodicamente aos hospitais. A expectativa é que, a partir da próxima semana, a gente receba mais 200 mil itens”, assinalou Izidoro. Segundo ele, parte dos fármacos foi adquirida no mercado internacional.

error: