CONHEÇA A LENDA DA MARIA PAPUDA: A PRAGA DO PALÁCIO DA LIBERDADE E A ASSOMBRAÇÃO DO CENTRO DE BH

Caro internauta,

Disponibilizo hoje o terceiro vídeo da Série Lendas Urbanas no canal Vim te Mostrar nesta parceria incrível com o REC1. Já contei as histórias da Loira do Bonfim e da Loira do Banheiro, que habitam o imaginário popular de milhares de pessoas. Mas, na produção que apresento agora, você vai perceber que este conto é muito mais do que um relato sobre manifestações sobrenaturais.

Durante a minha pesquisa para produzir o vídeo, me deparei com a história de Belo Horizonte de uma forma muito menos romantizada do que a difundida nas escolas. O progresso e a modernidade, trazidos pela Comissão Construtora da nova capital, tiveram como consequência a remoção das famílias que ali moravam antes.  De acordo com as informações que encontrei, quando desapropriados, os antigos donos dos terrenos não receberam o valor suficiente da indenização para comprar novas terras dentro da cidade escolhida para ser a sede do poder mineiro.

A lenda urbana da Maria Papuda surgiu justamente em virtude da construção de Belo Horizonte, a primeira cidade brasileira planejada. Ela teria se negado a deixar o seu casebre para que os novos prédios tomassem o lugar demarcado pela Comissão Construtora, mas foi retirada à força. O resultado deste conflito e uma breve história da capital mineira, desde os tempos de Curral Del Rey, você confere a partir de agora neste vídeo que produzi com tanto carinho.

Um grande abraço e até a próxima

error: