MUSEU QUE ABORDA A HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO É INAUGURADO EM MATOZINHOS

Olhos do mundo, esse é o significado do nome Ojú Aiye, que intitulou o primeiro Museu Afro inaugurado na quinta-feira, 13, em Matozinhos. O espaço foi criado a partir do desejo do senhor Benedito Martins, falecido em 2006.

Descendente de escravos da Nigéria, ele nutria o sonho de criar o museu com as peças que pertenciam a sua família e que resguardavam parte dessa história de luta. Infelizmente ele não conseguiu realizar o seu desejo em vida, mas o filho Walice Carvalho materializou a sua vontade, ao revelar para a população matozinhense esse importante e significativo acervo.

O local contém também diversos artefatos da época da escravidão, que pertenciam inclusive ao vínculo da Jaguara. Além disso, o proprietário fez toda a construção do acervo a partir de uma vasta pesquisa de campo, reunindo réplicas de documentos, fotos e mapas da rota transatlântica que trouxeram os escravos para essa região do Mocambo, no Distrito de Mocambeiro.

“A intenção é preservar essa cultura tão rica e a identidade geral da história negra e, ao mesmo tempo, realizar a vontade do meu pai”, pontuou Walice.

Foto: Prefeitura Matozinhos

O museu localizado a Rua Carlos Martins, 212, no Centro, está aberto para visitações toda sexta-feira, das 10 às 16h. No entanto, é preciso realizar o agendamento pelo telefone (31) 98970-1507. Walice ainda revelou que está desenvolvendo um projeto do Museu Itinerante, para divulgar a história, a partir de um trabalho realizado com todas as escolas da região. A expectativa é concretizar a iniciativa assim que as aulas retornarem no formato presencial.

A Prefeita Zélia Pezzini e o vice Vinícius Araújo fizeram questão de comparecer à inauguração do Museu Afro Ojú Aiye. “Esse museu é um convite para explorar o conhecimento, emocionante e didático ao mesmo tempo. Fiquei comovida com as imagens, com o sofrimento desse povo retratado de uma forma dolorida, mas singela e poética também. Parabenizo a todos pela iniciativa”, avaliou Zélia.

Além dos chefes do executivo municipal estavam presentes na visita, a Secretária de Educação Daniela Taveira e a subsecretária de Cultura e Turismo Daise Ap. de Jesus.

Foto: Prefeitura Matozinhos
error: