IEPHA COMEÇA CADASTRO DOS REINADOS E CONGADOS DE MINAS GERAIS

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) já está fazendo o trabalho de pesquisa para reconhecimento dos Reinados e Congados de Minas Gerais como patrimônio cultural imaterial do estado, por sua importância como bem cultural ímpar da identidade e cultura dos mineiros. A ação também tem como objetivo atender desejo das comunidades congadeiras, prefeituras, pesquisadores e associação da sociedade civil.

A pesquisa começa pelo cadastramento, por meio de formulário disponível no site do Iepha (www.iepha.mg.gov.br). O cadastro permanecerá constantemente aberto, mas, para fins de pontuação no Programa ICMS Patrimônio Cultural, serão considerados os formulários preenchidos pela prefeitura até dia 31/12/2021.

Pesquisa conta com formulário disponível no site do Instituto; preenchimento até 31/12 é válido para pontuar no Programa ICMS Patrimônio Cultural – Crédito: Divulgação/Iepha

 

Formulário

A produção do formulário, elaborado pela equipe técnica do Instituto, contou com a participação de representantes de Congados e Reinados de diferentes cidades mineiras. Participaram capitães de guardas,  pesquisadores referência no tema e as professoras Glaura Lucas (UFMG) e Lêda Maria Martins (UFMG), por meio de reuniões e encontros virtuais.

O cadastro pretende identificar  localização, formas de organização,  diversidade de cargos e funções,  indumentárias, instrumentos musicais, calendários festivos, entre outros, além de levantar informações sobre dificuldades relacionadas à manutenção dos grupos.

Data: a partir de 4/5/2021

Endereço:  www.iepha.mg.gov.br

error: