FALTA DE OBJETIVIDADE NA COMUNICAÇÃO PODE ATRAPALHAR A CARREIRA PROFISSIONAL

Todo mundo conhece alguém que fala um pouco – ou muito – pelos cotovelos. O problema é que se comunicar em excesso é como ter 2 bocas para falar muito e 1 ouvido para ouvir nada. As pessoas que, geralmente, falam muito mais do que escutam não conseguem ser objetivas em suas comunicações, ou seja, costumam dar muitas voltas para expressar algo. Essas pessoas são prolixas.

Você sabe o que significa isso, na prática? Você é prolixo?  Você conhece alguém prolixo e não sabe como ajudar? Vamos aprofundar mais daqui em diante.

Temos dois jeitos de caracterizar o prolixo:  alguém que começa a narrar algo e a gente tem a sensação de que ele nunca vai chegar no final ou alguém que repete a mesma história sem chegar no final. Ambos possuem algumas características para serem consideradas prolixas:

  • Repetição de informações durante as narrativas.
  • Possuem dificuldades em concluir suas comunicações.
  • Tendem a comentar as próprias narrativas, como se estivessem em um monólogo.
  • Gastam um tempo excessivo durante suas comunicações.
  • Quando a pessoa termina a sua fala, ainda pode parecer que faltou algo importante.
  • Geralmente você sente tédio ao ouvir um prolixo.

 

Como a prolixidade pode atrapalhar?

Ser prolixo pode atrapalhar a sua vida em vários quesitos, principalmente, no âmbito profissional. Uma pessoa prolixa pode ser reprovada, imediatamente, em um processo seletivo por possuir essa característica, pois, geralmente, ela é vista como uma pessoa inconveniente que possui opinião formada sobre tudo, tem dificuldade com opiniões diferentes e não se permite ser interrompida.

O lado ruim disso é que as pessoas que lidam com os prolixos, em geral, não os comunicam que são, mas evitam essas pessoas ou saem de fininho para não deixar um clima sem graça.

O que queremos dizer é que a vida profissional do prolixo pode estagnar por essa questão, por causar ao outro sensações de tédio ou perda de tempo e o pior é que, na maioria das vezes, ele nem percebe que é um “enrolador nato”.

 

Mas agora que você já sabe o que é ser prolixo, qual será a sua ação?

Boas notícias! A prolixidade não é algo irrecuperável, pelo contrário, existem formas de vencê-la e o primeiro passo é reconhecer essa característica em você, o segundo é ter vontade de mudar.

Comece atentando para algumas questões:

  • Se esforce em ouvir o que está dizendo e comece a se autocorrigir, é importante que os momentos prolixos sejam conscientes para você.
  • Peça às pessoas próximas que te avisem quando estiver sendo prolixo.
  • Exercite o princípio de início, meio e fim, uma boa comunicação permeia por isso.
  • Evite fazer comentários em cima do assunto principal.

Agora, você pode muito mais do que só entender e diagnosticar a prolixidade, você pode agir, fazer diferente e solucionar o problema.

Para finalizar, nós temos uma dica extra muito importante: você pode ajudar as pessoas ao seu redor que tenham essa dificuldade, garantimos que desse modo você irá aprender ainda mais.

BMS CONSULTORIA

A BMS Consultoria oferece Consultoria em Gestão Empresarial com foco em desenvolvimento Estratégico, Comercial e Administrativo. Entre os serviços oferecidos estão: consultoria, planejamento estratégico, mentoria, treinamentos, workshops, palestras, desenvolvimento de sites, filmagem e edição de vídeos, recrutamento e seleção.

Site: bmsbrasil.com.br

Facebook: facebook.com/bmsconsultoria1

Instagram: @bmsconsultoria

 

 

error: