VEREADORES DE PEDRO LEOPOLDO ABREM CPI SOBRE O CIAS JOÃO INDIANO

ASCOM PMPL

Vereadores de Pedro Leopoldo protocolam um requerimento solicitando criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o Centro Integrado de Atenção à Saúde Dr. João Indiano, antiga Clínica São João Batista. Quando adquirido pela Prefeitura de Pedro Leopoldo em 2020, foi anunciado como “reforço” no combate à Covid-19 no município, mas desde então não vem sendo usado para atendimentos.

Os vereadores Matheus Utsch, Guilherme do Doce, Mauro Júnior, Warlen Alves, Rafa Faria e Leozão divulgaram um vídeo explicando os motivos da abertura da CPI. De acordo com eles, será buscado a transparência para a população e todos os envolvidos serão ouvidos pela comissão.

Decisão foi tomada devido ao aumento do número de casos de coronavírus no município. Segundo a Prefeitura de Pedro Leopoldo, na terça-feira, dia 23, o Hospital Municipal estava com 75% dos leitos de Covid-19 ocupados, incluindo os de enfermaria e de urgência.

Entretanto, no último domingo, dia 22, a situação atingiu seu nível mais crítico. Todos os leitos exclusivos para Covid-19 estavam ocupados, incluindo os de enfermaria e os de urgência. A unidade de saúde, que é a referência para o enfrentamento à doença no município, possui 20 leitos de enfermaria exclusivos para Covid-19 e quatro leitos de urgência.

PREFEITURA DE PL

Em nota enviada, a Prefeitura de Pedro Leopoldo esclarece que o local foi adquirido na gestão passada, no final do mandato e a gestão atual verificou as reais condições do local, tendo identificado que o espaço necessita de muitas adaptações para que possa funcionar. E pela urgência do momento, optou por ampliar leitos no Hospital já existente.

Além disso, como no Hospital o oxigênio é canalizado e há uma previsão estadual da falta desse insumo em cilindro, a Secretaria de Saúde considera mais seguro manter os pacientes no Hospital Municipal.

error: