MATOZINHOS ATINGE 110% DE OCUPAÇÃO DE LEITOS PARA PACIENTES COM COVID-19

A Prefeitura de Matozinhos iniciou nesta quinta-feira, 25, uma campanha informativa que está circulando em um carro de som, pelos bairros da cidade, alertando sobre a situação crítica que o município enfrenta com tantos casos de Coronavírus.

A maior preocupação no momento é a taxa de ocupação de leitos na UPA 24h do município e a dificuldade para transferir os pacientes graves. A unidade é a referência para tratamento dos pacientes com Covid-19, mas não tem estrutura de uma UTI ou CTI, que é necessário para tratar os casos com maior gravidade. Por conta do cenário, a UPA teve que ser adaptada de forma emergencial.

Atualmente, há 13 pacientes internados, sendo quatro entubados, quatro em máscara facial de alto fluxo de oxigênio e cinco com cateter nasal, também com oxigênio. É válido ressaltar que a unidade tem capacidade para 12 leitos de internação. Diante dos quadros clínicos desses pacientes, todos foram cadastrados no sistema SusFácil, gerenciado pela Central de Leitos, não sendo deferida nenhuma transferência até o momento.

O município já foi notificado, na semana passada, pela Superintendência Regional de Saúde, sobre a ausência de vagas nas cidades que são referenciadas para transferências desses casos. A Prefeitura alerta que é preciso evitar a circulação de pessoas o máximo possível, para que o índice de contaminação pelo Coronavírus seja reduzido.

error: